Como ser mais produtivo com o Pomodoro

by - abril 23, 2018

     Todos sabemos que gestão do tempo no local de trabalho é um verdadeiro desafio. Os e-mails, textos, redes sociais, telefonemas e até mesmo momento do lanche  pode nos impedir de se concentrar e efetivamente executar uma única tarefa de cada vez.


    Pensando nisso vim compartilhar com vocês uma técnica de produtividade muito boa e que me ajuda sempre que preciso de foco para fazer as coisas. 
    Na década de 80, um italiano chamado Francesco Cirillo resolveu criar um método de produtividade com intervalos entre momentos rígidos de trabalho. Assim ele criou um relógio em formato de tomate, que em italiano significa “pomodoro”, para que seu trabalho na cozinha rendesse mais.

Da cozinha para a mesa de trabalho:

Para que o método funcione você precisa seguir 05 passos bem simples:
  1. Liste todas as tarefas que precisam ser feitas naquele dia;
  2. Ajuste no seu celular ou relógio um contador regressivo ou despertador marcado em 25 minutos, que chamamos de 01 pomodoro;
  3. Trabalhe forte nessas tarefas até que o tempo se esgote;
  4. Quando o tempo se esgotar dê uma pausa de 05 minutos e comece mais 01 pomodoro;
  5. Depois de 04 pomodoros faça um intervalo de 30 minutos. Volte ao 1º pomodoro e siga assim, 01 pomodoro: 05 minutos de intervalos, 04 pomodoros: 30 minutos de intervalo.
pomodoro
Benefícios do Pomodoro:
Além de aumentar a eficiência nas tarefas vai evitar o desgaste mental e a consequente procrastinação durante o dia.
Mas é preciso muita disciplina e seguir à risca os tempos definidos. Assim sua produtividade e foco vão aumentar e você vai conseguir gerenciar melhor seu tempo.
Dicas dadas, agora é partir para a ação!

You May Also Like

0 comentários