O que os japoneses têm a nos ensinar sobre produtividade?

by - abril 24, 2018


Que os japoneses são todos ninjas eu não sei, o que eu sei é que eles são exemplo em organização, disciplina e produtividade! E hoje eu vou compartilhar com vocês uma incrível técnica japonesa de…….
Produtividade!
Vamos conhecer a Técnica do Seiri, que no Brasil a palavra foi traduzida para “Senso de Utilização.”
Mas antes ainda de falar sobre japonês, ninjas, produtividade e etc, é importante falarmos nela, a carrasca de uma vida organizada e produtiva: a procrastinação!
Procrastinar nada mais é do que enrolar. Você acaba arranjando o que se ocupar quando deveria estar fazendo algo realmente importante, mas dá aqueeeeeeeeeela preguiça! E os motivos são muitos, mas um deles  é o obstáculo, que muitas vezes nós mesmos o colocamos lá!
Por exemplo, você está escrevendo seu TCC mas está com 50 abas abertas da internet, o celular bombando no Whats App e você olhando a cada 2 minutos. Assim não dá. E esses obstáculos podem ser retirados dali, tudo é questão de escolha.
O Seiri é separar o necessário do desnecessário. Ele te ensina que é importante preparar o ambiente antes de começar a fazer aquilo que você precisa.

E como colocar em prática essa técnica?
Sempre, antes de iniciar uma atividade faça essas 2 perguntas:
  1. Qual é a atividade importante que eu tenho que fazer?
  2. Então, que tipo de preparo preciso realizar para esta finalidade?
Se precisa estudar ou ler, deixe o celular em outro cômodo. Desligue a televisão. Se você usa o celular para estudar, acione um aplicativo que bloqueia as redes sociais enquanto trabalha e estuda, se usa o computador também use meios que as bloqueiem. Acredite, você pode produzir o dobro e cansar menos se focar no que importa naquele exato momento!
Pra te ajudar a ser mais produtivo, estando essas barreiras da produtividade quebradas, use também a técnica do Pomodoro.

E sua missão a partir de hoje é transformar o Seiri em um hábito de vida! Não é fácil, eu sei, mas precisamos deixar claro o que é necessário naquele momento e o que não é. Assim, será fácil fazer todas as suas tarefas com excelência e ainda sobrar tempo para você fazer o que quiser!
Sucesso a todos!
Até o próximo post!

You May Also Like

0 comentários