Por onde começar a organizar suas finanças?

by - abril 25, 2018


Então está sobrando mês no fim do salário, né? Você já nem sabe mais o que fazer para pagar as contas e ainda poder ostentar cazamiga :(



Pois, é. Mas nada está perdido! Com muita disciplina, inteligência e mudança de hábitos você pode sim fazer  seu "salarinho" se multiplicar, poder comprar sempre à vista e ainda fazer aquela viajem dos sonhos! Mas manter um equilíbrio financeiro não é nada fácil!

Antes de mais nada você precisa estar disposto (a) a aprender sobre educação financeira, mas calma, não precisa sair correndo e ir para o curso de Economia na Universidade mais próxima. O grande oráculo Google traz muito conteúdo excelente e melhor ainda: de graça!

Sem mais delongas, vamos ao que interessa:

O primeiro passo para começar a mudar a sua situação financeira é entender para onde está indo o seu suado dinheirinho. E também é necessário saber exatamente  quanto  você recebe.

Para fazer isso, pegue um caderno, folha, aplicativo ou pedra e carvão e anote tudo o que você gasta do primeiro dia do mês até o último. TUDO! inclusive aquele cafezinho. Aaaaaaah aquele cafezinho safado que não parece significar nada no seu orçamento! Depois disso você terá um mapa de onde estão ocorrendo os "vazamentos". E você vai ficar surpreso - e arrependido também- ao ver o quanto gasta com lanchinhos, presentinhos, jantinhas e uma infinidade de "inhos e inhas" que parecem ser pouca coisa. Mas que fazem você gastar uma verdadeira fortuna ao longo de 1 ano!

Depois de identificar para onde vai o seu dinheiro e saber o quanto recebe, você precisa fazer um relatório com todas as suas dívidas!


Sim, eu sei, você pode entrar em desespero, chorar, se culpar, mas calma! No próximo post vamos bolar um plano maligno para dominar o mundo - opa, para quitar suas dívidas!

Resumindo: 
1. Anote tudo o que você gasta. 
2. Identifique onde está aplicando seu dinheiro
3. Separe um caderno ou uma planilha só para esse controle de gastos.
4. Numa outra folha ou planilha registre suas dívidas.
Vamos precisar dela mais tarde! 

Até o próximo post!
Bjos!

You May Also Like

0 comentários