Por que ser uma pessoa organizada?

by - abril 20, 2018

Organização é uma palavra originada do Grego "organon" que significa instrumento, utensílio, órgão ou aquilo com que se trabalha. Num sentido mais amplo, organização é a maneira que um sistema se dispõe para atingir os resultados esperados.


Num dia a dia cada vez mais corrido, onde o que mais ouvimos é um retumbante “não há tempo”, ser uma pessoa mais organizada é um diferencial que pode te levar aos seus objetivos mais rápido, e melhor ainda, poder curtir momentos bons ao lado de quem ama.

O dia tem 24 horas pra todo mundo, mas na vida de um desorganizado ele deveria ter 36 ou mais. E quando chega no final de semana fica aquela sensação de frustração por não ter produzido mais ou por ter perdido compromissos importantes, ou ainda, por ver aqueles seus projetos na gaveta, empoeirados e sem sinal de vida.

Não basta ter agenda

Ser organizado é mais que anotar tudo numa agenda. Organização pessoal se trata em ser uma pessoa que sabe dar prioridades, que sabe delegar funções e que consegue desmembrar um projeto em pequenas ações e tarefas diárias. E é dessa forma que as coisas vão acontecendo e você consegue gerenciar melhor suas funções e também pode aproveitar sem culpa aqueles momentos ociosos em casa com a família, ou consigo mesmo.

Estar onde deveria estar

É muito comum uma pessoa que não aprendeu a se organizar, procrastinar tarefas e não aproveitar o momento que vive por estar com a cabeça em outros lugares, outras tarefas e outros projetos.

Quando você aprende a estruturar melhor seus afazeres vê que não é preciso estar o tempo todo pensando neles, pois eles estão sendo realizados no tempo e na medida certa, conforme você planejou anteriormente.

Além de que, ficar pensando no que deveria estar fazendo no momento em que há outras coisas a se fazer, além de perda de tempo, gera o famoso “stress”.

O normal é nos sentirmos cansados. Trabalhar cansa, ir na academia nos cansa, tudo pode gerar um cansaço físico ou mental que faz parte e que é saudável, quando sabemos a hora de descansar. Agora o stress é uma anormalidade. E quase sempre os mais estressados são aquelas pessoas  mais desorganizadas.


Mente límpida e cristalina

Nossa mente não é um computador que deve armazenar nossas tarefas e compromissos. A cabeça precisa estar disposta a aprender coisas novas, gerar conhecimento e nos dar um norte para onde queremos chegar na vida.

Mas um cérebro cheio de coisas inúteis que poderiam ser direcionados para outras ferramentas muito mais eficientes, acaba por esgotar-se. E ter uma mente limpa e cristalina exige autoconhecimento, estudos e saber gerir o tempo que temos a disposição de acordo com os projetos que queremos realizar.
..

Viu como é importante ser organizado (a)?
Até a próxima!

You May Also Like

0 comentários