Dicas de materiais necessários para iniciar o sistema GTD

by - maio 07, 2018


Olá! Outro dia postei um artigo de apresentação do GTD, se você ainda não conferiu, vem ler ele para facilitar a compreensão do sistema.


E muita gente, depois de perguntar o que é esse tal do GTD pedem: mas e o que precisa para iniciar esse sistema?
Para montar o sistema GTD alguns itens são indispensáveis, e se você não tem em casa vai precisar adquirir. Mas calma! Não é preciso um alto investimento, tudo vai depender do seu bolso e escolhas também, mas dá para gastar bem pouquinho, pois onde você vai comprar também influencia no valor, não é mesmo?  Eu comprei minhas coisas, no site do Kalunga. Comprei vários itens e entre eles e o frete gastei menos de R$ 90,00!

Nessa lista eu cito o que adquirir e qual é a função:
Vamos às compras!

FUNÇÃO: CAIXA DE ENTRADA

Onde estarão concentradas a papelada que chega, ideias, boletos e anotações.

  1. Caixa Correspondência: Existem vários modelos, mas dá para adquirir o mais simples que é uma bandeja apenas, trouxe aqui alguns modelos que você encontra por aí. Eu comprei a bandeja simples, já que ela deve estar vazia no final do dia ou da semana 😉
  1. Caderno: tipo moleskine quadriculado ou um caderno pequeno normal com 96 páginas. – tem que ser pequeno ou pocket para que seja fácil de levar sempre com você na bolsa ou mochila.
Link para adquirir caderno moleskine: Livraria Submarino – cadernos ali você encontra outras opções mais caras ou mais baratas. Dá uma conferida!
  1. Ou você pode simplesmente baixar algum aplicativo para registrar sua caixa de entrada.

FUNÇÃO: NÃO PASSÍVEL DE AÇÃO - coisas que você vai direcionar para outros locais, pois não são nem projetos, nem atividades que precisam ser feitas imediatamente ou são apenas lixo.

  1. Lixeira – pode comprar uma simples de plástico ou usar algum balde pequeno que tem em casa. Pode improvisar desde que sirva como lixeira.
  2. Pasta Sanfonada – A pasta sanfonada vai servir como seu Arquivo de Referência Rápida, essa é minha sugestão, pois o ideal seria um arquivo para pastas suspensas como o da foto abaixo. Mas acredito que você, como eu, não tenha tantas coisas para colocar nesses arquivos, por isso uma pasta sanfonada de 12 divisórias vai ser um excelente material de trabalho. Mas veja qual a sua necessidade. Comprei essa no Kalunga e custou apenas 12,00.
  1. Classificador/ Pasta de plástico: ela servirá para armazenar suas fichas “Algum dia/ talvez”, podem ser as simples de colégio ou como as da foto, um pouco maiores.
pasta-plastica-a4-transparente-tp_1239630772274508487f

FUNÇÃO: PASSÍVEL DE AÇÃO - para você armazenar projetos, anotar compromissos...

  1. Classificador/ Pasta de plástico: ela servirá para armazenar seus projetos.
  2. Calendário: OPCIONAL! Você pode ter um calendário para cada início de mês na sua agenda. Ou se achar necessário adquira um de mesa.
  3. Agenda: Indispensável! Pode usar um caderno pocket ou outro tipo moleskine. Você vai usar para: anotar suas tarefas delegadas, próximas ações – tarefas do dia a dia, calendário, e ações com contexto.
  1. Canetas, post-it, clipes, grampos e grampeador, cola, fitas também são importante ter disponível. – Lembre-se de utilizar um organizador para esses itens ou utilize estojo.
  2. Opcional: folhas sulfite e ofício – para colocar suas fichas “Algum dia / talvez” e “projetos”, eu uso folhas de caderno mesmo. Vai da sua escolha.
obs: se quiser comprar mais classificadores para guardar seus documentos, contas pagas, e outras papeladas fique à vontade! Eu comprei 06 pastas no Kalunga e gastei apenas R$ 21,60.
Resumindo:
lista.png
Dúvidas, podem colocar nos comentários ou me mandem por e-mail: milenefarias.rs@gmail.com
..
No próximo post iremos falar da primeira fase de implementação do GTD nas nossas vidas, a coleta. Lembrando que são dicas pessoais, afinal só existe uma empresa no Brasil que fornece o treinamento completo e certificado no GTD, a Call Daniel.

Espero que tenham gostado dessas dicas!

You May Also Like

0 comentários