Síndrome do Muttley - pessoas que só fazem as coisas pela recompensa

by - setembro 10, 2018


Você já deve ter ouvido falar, ou, dependendo o ano do seu nascimento, já assistiu muito "Dick Vigarista", certo? E tem um personagem nesse desenho animado que é bem peculiar. Por isso, resolvi analisar com mais atenção para fazer uma espécie de analogia, a qual chamei de Síndrome do Muttley.

Esse cachorro é o parceiro do Dick Vigarista e sua principal característica é super estimar as suas medalhas. Tanto que Dick o pune tirando-lhe as medalhas quando ele fracassa em alguma missão.






Essa analogia é bem simples e quero que vocês analisem dessa forma:

1º Muttley só faz as coisas se o Dick lhe prometer uma medalha;

2º Se o Dick não cumpre com a promessa ou lhe tira a medalha ele reage sempre "xingando" o Dick ou ri dos fracassos dele (com aquela risada asmática característica);

3º Se o Muttley recebe uma medalha ele fica tão feliz que plana no ar como uma pena e vai nas nuvens com essa recompensa tão valiosa (a medalha apenas, não a sua ação).



NA VIDA REAL

Tem pessoas que só fazem as coisas se alguém mandar e ainda reclamam quando isso acontece. Geralmente, quem sofre com a Síndrome do Muttley age por causa de uma recompensa e não apenas porque aquilo é o certo a se fazer.

Ou seja, elas fazem o certo quando alguém está olhando para receber elogios. E caso alguém não veja suas "ações heroicas" ela reclama  e "pede a sua medalha".

O que eu quero mostrar com essa analogia batizada de "A Síndrome do Muttley" é que não devemos fazer as coisas apenas esperando que alguém venha e nos dê uma medalha. Precisamos fazer os coisas porque temos e também porque podemos o fazer e tenha certeza de que o reconhecimento vem no momento certo.
Além disso, não precisamos aceitar que alguém nos force a fazer coisas que não queremos apenas por causa da medalha.

Saiba que as pessoas que só fazem quando lhe mandam ou reclamam de fazer coisas que "não estão sendo pagas para isso", ou ficam constantemente querendo aplausos a cada ação, são pessoas que se frustram mais facilmente, não tem equilíbrio emocional e podem agir agressivamente se "for lhe tirada a medalha", no caso, quando recebem um feedback negativo. Desse modo, elas não evoluem e não conseguem perceber o que precisam mudar. O errado é sempre o outro, a culpa é desse "Dick Vigarista que lhe tirou a medalha e não minha quando sei que mereci".

A Síndrome do Muttley nos mostra que precisamos parar de agir só em busca de recompensa (seja ela financeira ou por status) tem "medalhas" muito mais valiosas, como por exemplo: perceber que se está no caminho certo, ajudar alguém, fazer além daquilo que você poderia fazer, fazer tudo bem feito com capricho e zelo e procurar evoluir constantemente.
Vejam bem, não estou dizendo que não devemos querer ser reconhecidos pelo que fazemos bem, devemos apenas buscar recompensas melhores.


Precisamos aprender a aceitar quando alguém nos tira uma medalha, isso serve para  olharmos pra nós mesmos com crítica e perceber o que pode ser mudado, afinal, somos humanos em constante evolução e quem fica parado é planta.

Espero que este texto tenha feito algum sentido pra ti e se você gostou, não se esqueça de compartilhar ele.

Um super beijo!

You May Also Like

0 comentários